segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Peça inédita no Brasil em cartaz na Unimontes

A peça teatral “Os Datilógrafos”, adaptação da obra “The Typists” do escritor estadunidense Murray Schisgal, está em cartaz nesta terça-feira (3), a partir das 19:30, no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), prédio 3 do Campus Universitário Darcy Ribeiro da Unimontes.

Numa realização do 7º período de Letras Inglês, com direção do professor Gustavo Leal Teixeira, a encenação da peça encerra o semestre letivo de Literaturas de Expressão Inglesa: Teatro, uma tradição do curso. A novidade é que, desta vez, ela será interpretada em português, possibilitando assim uma maior participação da comunidade.

A peça, escrita na década de 1960, trata do cotidiano de Paul e Sylvia, um homem e uma mulher que trabalham em um escritório datilografando cartões e discutindo seus anseios e frustrações. Sua primeira e única adaptação para a televisão, ocorreu em 1971 e jamais foi apresentada no Brasil. Murray Schisgal se notabilizou como co-roteirista do filme “Tootsie”, comédia de 1982 com Dustin Hoffman no papel principal, quando chegou a ser indicado ao Oscar de melhor roteiro original.

Segundo o professor Gustavo Teixeira, “a peça trata do tempo, da solidão e da natureza humana, beirando o existencialismo”. Os personagens serão interpretados pelos alunos Gílson Dutra Júnior e Josy Vieira e a entrada é franca.

Por Ramon Fonseca

A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Ramon,
Adorei o 'release' da peça!
Muito bom mesmo... aproveitando conheci o seu blog.
Parabéns, um espaço muito legal... vou visitar sempre, agora.

Renata Fonseca