segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dilma abre 1,2 mihão de votos sobre Serra em Minas

A candidata a presidente Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, abriu 12 pontos porcentuais de vantagem sobre o presidenciável demo-tucano José Serra em Minas Gerais, conforme pesquisa Ibope/O Estado de S.Paulo/TV Globo. Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas é considerado por analistas políticos como o principal campo de batalha da campanha presidencial.

De acordo com o Ibope, Dilma tem 44% das intenções de voto entre os mineiros, contra 32% para Serra. Em números absolutos, a diferença entre os dois está em cerca de 1,2 milhão de votos, levando-se em conta o tamanho do eleitorado e as taxas históricas de abstenção.

A pesquisa mostra que o apoio do ex-governador Aécio Neves e do candidato à reeleição Antonio Anastasia (ambos do PSDB) ao tucano não mobilizou o eleitorado do partido na mesma direção. Entre os entrevistados que declaram voto em Anastasia para o governo, há mais eleitores inclinados a eleger Dilma (48%) do que Serra (37%). Esse voto que combina PT e PSDB nos diferentes cargos foi apelidado de "Dilmasia" ou "Anastadilma".

Na última semana, o Ibope fez pesquisas em estados do Sudeste, do Norte e do Nordeste - não houve levantamentos no Sul, onde Serra é o favorito. O desempenho em Minas, combinado com a liderança no Rio de Janeiro, onde Dilma vence por 46% a 27%, fez com que a candidata do presidente Lula empatasse no Sudeste, contrabalançando nesses dois nstados a vantagem tucana em São Paulo.

Segundo o Ibope, Serra lidera por 44% a 33% entre os paulistas. O empate no Sudeste, que vinha se mostrando um reduto serrista, empurrou Dilma para a liderança na pesquisa nacional do Ibope, divulgada na sexta-feira. Ela tem 39% das intenções de voto em todo o país, cinco pontos porcentuais a mais que o adversário do PSDB.

Campanha acirrada
Tanto Dilma quanto Serra devem acirrar a disputa em busca de votos no eleitorado mineiro, diversificando estratégias. A pedido de Aécio, Serra estará no estado pelo menos uma vez por semana. Já o comando político da campanha de Dilma em Minas preparou cronograma para que ela visite o estado de dez em dez dias.

Coordenador da campanha da candidata no estado, Patrus traçou roteiro de visitas de Dilma às macrorregiões de Minas. A ideia é que o presidente Lula a acompanhe em pelo menos três viagens até setembro. A primeira desta série de visitas será na próxima sexta-feira (6).

O PT aposta na atuação do ex-ministro "do Bolsa-Família" Patrus Ananias para tentar minimizar o impacto da alta popularidade de Aécio em regiões estratégicas, como Vale do Jequitinhonha e o norte, as mais pobres do Estado. Segundo cálculos petistas, se Dilma abrir vantagem de 2,5 milhões de votos em Minas, haveria possibilidade de vitória no primeiro turno.



A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

ThiagoFC disse...

Tomara que a eleição presidencial acabe mesmo no primeiro turno, e sem o retrocesso da volta tucana ao poder.

Quem mostrou que, de fato, o Brasil podia mais, não foi a turma do PSDB. Poder mais é ter pouca instrução escolar, ser torneiro mecânico, operário, e, ainda assim, tirar milhões de brasileiros da miséria, colocar estudante de baixa renda na universidade e fazer o Brasil ser respeitado no exterior.