terça-feira, 16 de março de 2010

Mesa de Buteco com Danilo Moreira

Danilo Moreira e Ramon Fonseca
Foto: Arquivo Pessoal

O Mesa de Buteco de hoje tem a honra de contar com a ilustre presença do presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira. Baiano, flamenguista e comunista, Danilo é amigo de longa data, desde os tempos em que cerramos fileiras no movimento estudantil.

Esse bate-papo exclusivo rolou hoje de manhã, graças ao MSN. Vamos à prosa.


Ramon: Quais os objetivos do Conjuve nesta gestão?
Danilo: A nossa grande prioridade será fortalecer o debate sobre as políticas de juventude neste ano eleitoral, fazendo com que todos os candidatos a governador e a presidente apresentem suas propostas nesta área. Associado a isto, pretendemos fazer parte da transição entre o atual presidente e quem for eleito. O mandato do Conjuve vai até 2011, isso nos dá enorme responsabilidade pela continuidade e avanço das Políticas Públicas de Juventude (PPJ).

Ramon: O resultado das eleições deste ano impactarão diretamente as PPJ. Você pensa que há possibilidade de retrocesso em relação às políticas do governo federal voltadas a juventude?
Danilo:
Sempre existe essa possibilidade, especialmente porque as PPJ são recentes no Brasil e tivemos avanços recentes com a criação da Secretaria Nacional de Juventude, do Conjuve e a implementação de inúmeros programas desenvolvidos pelo governo federal. O fato é que nos últimos anos é notório o desenvolvimento das PPJ, mas quando se abre um processo eleitoral, tudo pode acontecer. Por isso, um dos nossos focos é a aprovação dos marcos legais no Congresso Nacional ainda neste ano.

Ramon: Em relação aos marcos legais, como está a tramitação da PEC da Juventude e do Plano Nacional de Juventude? Há perspectiva de aprovação?
Danilo: Na semana passada, logo após a posse do Conjuve, fizemos um grande ato e ocupamos completamente as galerias do Senado, falamos com o presidente da casa, senador José Sarney (PMDB-AP), e mais de uma dezena de senadores fizeram pronunciamentos favoráveis a PEC. O compromisso que saiu de lá foi de que a votação final ocorreria nesta semana, estamos trabalhando para que isso aconteça.
Quanto ao Plano, este ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, para depois seguir para o Senado. Temos conversado permanentemente com o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) [relator do Projeto de Lei 4530/04 que cria o Plano Nacional de Juventude] e articulado internamente no governo para acelerar a votação.

Ramon: Qual o balanço que vc faz das PPJ no Governo Lula?
Danilo:
É impossível não fazermos um balanço positivo pois, ao final de 8 anos de governo, poderemos falar de uma política de juventude que realmente existe,
com certeza não é perfeita, mas o presidente Lula também nesta área foi pioneiro.
Programas como Prouni, o Projovem, o Segundo Tempo, os Pontos de Cultura e as Praças da Juventude são um realidade em todo o país, isso sem falar na relação democrática que estabelecemos com os movimentos juvenis, por meio da Conferência Nacional e do Conjuve.
Podemos apresentar para a sociedade e para juventude em especial um balanço sem falsa humildade e sem arrogância. Fizemos muito, mas muito mais há de ser feito.


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Luana Bonone - UJS disse...

Ramon, ADOREI o apelido que deu às entrevistas do blog, é a sua cara! rsrs
Aliás, é um grande blog... leve, jovem, interessante e sempre dinâmico! Parabéns!
E a entrevista com o Danilo não podia ser diferente... pioneiro do CUCA da UNE, boêmio e antenado na vida política do país, o cara ainda por cima é flamenguista! Só podia ser coisa boa né? rsrs
Aguardamos artigos e afins para publicação no Vermelho, viu? ;)
Bjim
Lu