segunda-feira, 1 de março de 2010

Ideias e Rumos lançado em BH

O lançamento do livro “Ideias e Rumos”em Belo Horizonte

Renato Rabelo*

Estive na capital de Minas Gerais nesta sexta feira (26) para o lançamento do livro “Ideias e Rumos”. Foi uma atividade intensa e muito participativa. A presidente do PCdoB em Minas e deputada Federal Jô Moraes foi a responsável pela organização da festa, junto com o presidente da Fundação Maurício Grabois no Estado, José Vieira Filho, o Zito. Antes do lançamento, entretanto, recebemos a visita ilustre na sede do PCdoB-MG no bairro Floresta em Belo Horizonte, do Ministro das Comunicações – o senador Helio Costa. No quadro político de Minas, o ministro é um dos candidatos ao governo do Estado pelo PMDB mineiro. Mas como fez questão de dizer logo ao chegar à sede do PCdoB, “não há hipótese, sendo ou não candidato, de eu não apoiar a candidatura da ministra Dilma. Eu defendo, assim como o presidente Lula, que tenhamos uma unidade dos partidos porque a batalha não vai ser fácil”.

À noite, no plenário principal da Câmara Municipal de BH, fizemos o lançamento do livro e aproveitamos a ocasião para debater os rumos do Brasil e de Minas na encruzilhada política em que nos encontramos neste ano de 2010. O ato foi prestigiado pela presidente da Câmara, vereadora Luzia Ferreira, do PPS-MG, pela nossa vereadora Lúcia Scarpelli, pela presidente do Comitê Municipal de BH, Dalva Stella Rodrigues, pelo representante do prefeito da capital Márcio Lacerda – o secretário de Relações Institucionais Mario Assad, o Secretário de Esporte de São José da Lapa, Antonio Cosme, a Secretária da Educação de Divinópolis, Valéria Morato, o Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, a secretária de Cultura de Lagoa Santa, Renata Rosa, o presidente do PT estadual, Reginaldo Lopes, o deputado estadual PCdoB Carlin Moura, os prefeitos de Lagoa Santa e de Ibiá, respectivamente Rogério Avelar e Ivo Mendes, além de representantes do movimento social e sindical, como o presidente estadual da CTB, professor Gilson Reis.

Em minha apresentação do livro procurei mostrar sua estrutura básica, que se constitui de três partes: a primeira, onde aprofundo a análise dos rumos do Brasil, um grande país continental, com imensos recursos naturais e humanos, e pátria de um povo uno e laborioso que vive desafios e grandes impasses; a segunda parte, com artigos relativos ao problema do caminho a seguir, destacando aspectos importantes de nossa história, como a vitória de Lula em 2002 e o fenômeno simbólico que foi a queda do Muro de Berlim em 1989; o terceiro e último capítulo, trato do instrumento necessário para percorrer o caminho político de como construir uma Nação socialista, mais avançada que a sociedade capitalista.

Hoje vivemos um momento político inédito – após sete anos de governo Lula – um período ainda pequeno do ponto de vista histórico, mas que conseguimos dar passos muito importantes. As forças progressistas e democráticas alcançaram o governo da República pela primeira vez em nossa história. E ao cabo destes dois mandatos, conseguimos estabelecer o esboço de um novo plano nacional de desenvolvimento, plasmando uma liderança de origem popular com inédito prestígio nacional e internacional que é Luiz Inácio Lula da Silva.

É preciso dizer, entretanto, que os setores dominantes e conservadores tudo fizeram e fazem para impedir a continuidade deste avanço transformador. A reação das elites apoiadas na grande mídia tenta diariamente desmoralizar e desqualificar esta liderança e sua obra. Por isso em 2010 vivemos uma encruzilhada imediata: ou damos curso ao ciclo político inaugurado por Lula, ou retroagimos ao período neoliberal, como foram os governos de Fernando Henrique Cardoso. Não podemos subestimar esta batalha, como bem lembrou o ministro Hélio Costa em sua visita ao PCdoB-MG, e precisamos eleger a sucessora de Lula, a Ministra Dilma Rousseff, para construir uma Nação solidária e Moderna.

*Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), publicado no Blog do Renato


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: