sexta-feira, 4 de julho de 2008

UCMG comemora reconstrução da UMES - BH



No próximo sábado, 5 de julho, a partir das 9h, no Colégio Técnico da UFMG (Coltec), a juventude de Belo Horizonte vai realizar o Congresso de Reconstrução da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-BH). O ato político do Congresso terá a presença de lideranças estudantis e autoridades políticas.


“Desde 2002 a entidade está desativada mas, a partir do dia primeiro de junho, data do Encontro Municipal de Grêmios, que chamou à reconstrução da entidade, a realidade mudou. Representantes de diversas correntes do movimento estudantil se mobilizaram e foram para as escolas da capital eleger os mais de 350 delegados e 700 suplentes para este que, sem sombra de dúvidas, será o congresso de maior representação da história da UMES”, conta o presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Flávio Panetone.


“Foram 3 meses de grandes mobilizações e, após a maior jornada de lutas de Minas Gerais, os estudantes mineiros se mobilizam em torno de um só objetivo, a reconstrução da maior entidade municipal secundarista do Estado”, comemora.


Para o Diretor do Grêmio da EMPLO (Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira), Paulo César, o PC, “é importante garantir a participação de todos estudantes da capital, seja de escolas particulares, escolas públicas ou pré-vestibulares, para que possamos sair do Congresso com uma grande agenda para os estudantes belo-horizontinos, chamando para a participação no 1º Encontro Mineiro de Escolas Técnicas da UCMG, no segundo semestre”.


“Vamos garantir uma maior mobilização pelo meio-passe e pela maior reforma da educação que Belo Horizonte já viu, rumo aos 20 mil estudantes nas ruas, para conquistar um novo tempo, uma nova educação de qualidade”, diz.


“Ainda no mês de agosto é importante ressaltar que pretendemos colocar na estrada uma grande caravana da UMES em defesa da educação e da cidadania, realizando debates, festivais de bandas e promovendo a participação dos estudantes de BH organizadamente nas eleições municipais, aprovando uma plataforma eleitoral para apresentar aos candidatos a prefeito da capital”, completa Panetone.


Jornada de Lutas de Agosto

Na semana do Estudante, a UCMG irá realizar um grande arrastão por todo estado, realizando atividades em todas as regiões do Estado, mobilizando cerca de 50 mil estudantes em defesa da reforma da Educação.Para a diretora da UCMG, Mariana Alves, “é importante realizar uma atividade de peso em cada região do Estado, seja no Triângulo Mineiro, seja no Norte de Minas ou no Vale do Aço”. Ela garante que a UCMG “estará presente fazendo a união em torno da bandeira de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos”.


Além do arrastão, será realizado o 1° Encontro Mineiro de Escolas Técnicas da UCMG e a Caravana da UCMG por uma Nova Escola.


De Belo Horizonte, Péricles Francisco para o Portal da UCMG


A Estrada vai além do que se vê!

2 comentários:

Martielle Naila disse...

Com muito prazer que venho falar da nova gestão da umes-Bh,mas não como diretora e sim como estudante mineira que se sente realizada pelo grande passo do movimento estudantil em Belo Horizonte. Movimento este que representa todos nós estudantes com legitimidade em busca de nossos direitos,como uma educação de qualidade para todos. E que esse novo tempo, com nova gestão traga para os estudantes mineiros uma educação com a nossa cara...

Anônimo disse...

Veja as propostas da FRENTE ESPEROSÓFICA FREI CANECA DE MODERADORISMO REPÚBLICO no Fórum de Debates da AAP em www.aap.org.br, acessando os tópicos:

- QUO VADIS
- IN OMNI SUMMA
- Liame 555
- República de Esperança, sim! Federação do Planeta Terra, não!
- BANCO CENTRAL DE TRABALHO
- Corretivo possível para a lastimável MOROSIDADE JUDICIÁRIA no Brasil
- PODER MODERADOR: QUARTO PODER PÚBLICO FEDERAL BRASILEIRO
- TERRITÓRIOS ESPERANTINOS (SOBERANIA DO ESTADO TRANSNACIONAL NEUTRO)
- MOEDA INTERNACIONAL NEUTRA E AUTORIDADE MONETÁRIA INTERNACIONAL NEUTRA
- ONU: NECESSÁRIA MAS NÃO SUFICIENTE
- JURISDAVI x BUROGOLIAS (SOBRE A INEFICIÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO)
- RESENHA DE TÓPICOS DO FORMATO CENTRINO