quarta-feira, 9 de julho de 2008

8º Seminário Nacional do CUCA lança 6ª Bienal e define a equipe de coordenação



O encontro dos "cuqueiros" também elegeu nova diretoria para o Instituto CUCA


A oitava edição do Seminário Nacional do Circuito Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UNE, reuniu agentes de cultura dos 12 centros que compõem essa rede no País, entre os dias 4 e 6 de julho, no Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia, no Pelourinho, em Salvador (BA). O foco do encontro foi o lançamento da 6ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE.


O primeiro dia foi destinado às visitações dos espaços que abrigarão a 6ª Bienal e as discussões sobre os Pontos de Cultura. O segundo dia foi marcado por debates sobre "A Formação do Povo Brasileiro", tema central da próxima edição do evento. "Discussões sobre a origem e a formação do povo brasileiro são importantes e atuais, pois contribuem para a construção de um projeto nacional e para a integração dos povos da América Latina", explicou o coordenador-geral da Bienal, Rafael Simões.


No período da tarde, o assunto dos debates envolveu a juventude e os Pontos de Cultura. Logo após, houve o lançamento da Bienal, que volta à cidade onde foi realizada, há 10 anos, a sua primeira edição, caracterizando-se como o maior festival de cultura universitária do País.


O evento acontece em janeiro de 2009 e tem outros motivos para ser realizada em Salvador, de acordo com outro coordenador da Bienal, Luis Parras. "Além de ter sido a primeira capital do Brasil, a cidade ganhou ainda mais força na nossa escolha, pelo fato de há três décadas ter sido o local de realização do Congresso de Reconstrução da UNE, que naquele período passou 15 anos na ilegalidade em função da ditadura militar", enumerou.


"O objetivo da Bienal é dialogar com os pontos de cultura e com as culturas regionais do Brasil, podendo contribuir para a nossa luta por um projeto de cultura para o nosso País e para levantar discussões sobre formas de financiamento, democratização da cultura e acesso a esses recursos.", declarou Simões.


O Seminário chegou ao fim no domingo, com a Assembléia Geral do Instituto CUCA, que elegeu a nova diretoria do projeto cultural da UNE. "Vamos dar continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido, num ambiente de parceria. A mudança será no sentido de dar um viés mais político aos meios de cultura; pretendemos aprofundar esta reflexão dentro do CUCA, pois temos a ambição de pensar a cultura, de sermos protagonistas na formulação da politização cultural brasileira", afirmou o novo coordenador-geral do CUCA, Alexandre Santini.


Após a assembléia, um grupo de "cuqueiros" definiu a equipe de coordenação da próxima Bienal, que está aberta para receber sugestões e atender os interessados em participar do evento. Todos podem participar da mostra estudantil, desde secundaristas até pós-graduandos.


Confira abaixo a nova diretoria do CUCA e a equipe da 6ª Bienal:

Equipe da 6ª Bienal:
Coordenadores-gerais – Rafael Simões e Luis Parras
Coordenador (a) de área – a definir
Coordenadora de Artes Visuais – Juliana Moraes
Coordenador de Música – Eletro Cooperativa
Coordenadora de Literatura – Juliana Cunha
Coordenadora de Cinema – Cibele Moreti
Coordenador (a) Tecnologia – membro da ANPG a ser definido
Coordenadora do Espaço CUCA – Paula Damasceno

Nova diretoria CUCA:
Coordenador Geral - Alexandre Santini
Coordenador Financeiro - Edson Aguiar (Sansão)
Coordenadora de Comunicação - Alessandra Stropp
Coordenadora de Cultura - Vanessa Stropp
Coordenadora de Projetos - Aline Portilho

Mais informações: Luis Parras luis.parras@yahoo.com.br (71) 9924 8042/ Rafael Simões rafaune@gmail.com (21) 8684-5253


Da Redação do Estudantenet


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: