quarta-feira, 2 de março de 2011

Quem vem com tudo não cansa!

Posse da gestão 2011 do DCE Unimontes: pontapé inicial para um ano de muitas lutas!

Na última sexta-feira (25), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), aconteceu a posse da nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes da Unimontes (DCE Unimontes), a gestão “Quem vem com tudo não cansa! Na pressão pelas mudanças”. A solenidade começou às 21:00 e contou com a presença de cerca de mil estudantes. O evento foi conduzido pelo ex-presidente do DCE, Daniel Dias, e pela Secretária-geral da Gestão 2010, Débora Guedes, estudante do curso de Geografia e Diretora de Universidades Públicas Estaduais da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG).

O presidente empossado, Luis Felipe Costa, estudante de Ciências Sociais, ressaltou o compromisso que essa gestão terá com os acadêmicos, para realizar e colocar em prática as propostas e ações defendidas durante a campanha, dentre elas, aprovar a PEC da Moradia Universitária, em tramitação na Assembleia Legislativa, e garantir o pleno funcionamento do Restaurante Universitário, previsto para ser inaugurado ainda neste semestre. Segundo Luis Felipe, "esse DCE será marcado pela combatividade, e um exemplo disso, é a luta pelo meio-passe, que já é lei em Montes Claros e os estudantes até hoje não viram a lei ser implementada. Para isso, nós vamos ocupar as ruas de Montes Claros, fazendo uma jornada de lutas histórica na nossa cidade”.

O pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, esteve presente ao evento como representante do reitor, professor João dos Reis Canela. Diversas entidades dos movimentos sociais também marcaram presença na cerimônia. A professora Ilva Ruas representou os sindicatos dos docentes e dos servidores técnico-administrativos, reforçando a importância da representação discente para projetos coletivos na Unimontes, em sintonia com professores e servidores.

A Vice-presidente Norte da UEE-MG, Deybiane Francielly, em seu discurso enalteceu a importância da entidade para a aniversidade e região, a responsabilidade de representar 22 mil estudantes, sempre promovendo o debate político e educacional nas diversas esferas da sociedade mineira, aproveitando ainda para convocar os estudantes e toda a população a participarem da Jornada de Lutas da UNE (União Nacional dos Estudantes). “Reivindicamos 50% do fundo social do pré-sal e 10% do PIB brasileiro para a educação. Além disso, queremos 14% do orçamento das universidades para a assistência estudantil, e um orçamento próprio para as universidades estaduais, sendo que este é o principal entrave para o desenvolvimento da nossa universidade” , afirmou Deybiane.

Com o slogan “quem está chegando agora não pode ficar de fora” o DCE chamou os estudantes para a festa, que aconteceu logo após a posse, com vinhada e show da banda Taboo.

Sucesso à nova gestão e vamos à luta!

A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Igor de Fato disse...

Camarada Ramon

Divulgue em seu blog o texto resultado da última reunião do Coletivo Jovem da CTB. O texto e fostos disponíveis no link:

http://igordefato.blogspot.com/2011/03/coletivo-jovem-ctbrs.html

Abraços,

Igor
CTB/RS