terça-feira, 22 de março de 2011

Ministro reafirma importância da agenda juvenil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participou, na última sexta-feira (18), do segundo dia de reunião do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Desde o início do governo da presidenta Dilma Rouseff, este foi o primeiro encontro formal do ministro com os conselheiros, que estão reunidos em Brasília para definir as prioridades do colegiado em 2011. Apesar de reconhecer a necessidade de ações imediatas para os jovens em situação de risco, o ministro lembrou que a política nacional de juventude deve contemplar o segmento como um todo, incluindo os jovens de classe média e alta, que devem ser mobilizados para participar da vida política do país. "Precisamos convidar os jovens, chamá-los para a defesa de causas importantes, como o combate à miséria. E não me refiro apenas à miséria formal, mas também à miséria provocada pela falta de valores. Eu me orgulho de fazer parte de um governo que coloca esta causa como uma de suas principais bandeiras".

O ministro lembrou, ainda, que a juventude está na pauta prioritária da presidenta Dilma Rousseff, por meio do Fórum Direitos e Cidadania, definido como um dos quatro eixos de atuação do governo nos próximos quatros anos. Ele também destacou que a presidenta tem plena consciência da importância da sociedade civil na construção das políticas públicas, afirmando que ela dará continuidade à relação que foi construída no governo do ex-presidente Lula. "A presidenta manterá uma relação intensa, organizada e permanente com a sociedade civil. Ela não tem interesse em uma relação ocasional, para atender a demandas pontuais que chegam ao governo. O nosso objetivo é manter o diálogo permanente, trazendo os movimentos para discutir uma pauta que, sabemos, é extensa, difícil, e reflete a grande dívida social que o país acumulou ao longo de sua história". Gilberto aproveitou para reiterar que a juventude não pode ficar fora desse processo, devendo ocupar lugar de destaque na construção do projeto de governo.

Em relação à agenda do Conjuve este ano, o ministro afirmou que a segunda Conferência Nacional de Juventude, prevista para o próximo semestre, deve ser vista como um instrumento mobilizador, não como um fim. Ele informou sua intenção de participar das próximas reuniões do Conselho e afirmou que a escolha de Severine Macedo para a Secretaria Nacional de Juventude foi também uma forma de homenagear a juventude representativa das mulheres e do meio rural. A nova secretária, que deve tomar nesta semana, foi conselheira do Conjuve pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetagri).

Agenda 2011 - O presidente do Conselho, Gabriel Medina, destacou que além da Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, a agenda de 2011 inclui, entre outras prioridades, a discussão do Plano Nacional de Juventude, da Política de Combate às Drogas, do Combate à Violência que atinge a juventude, sobretudo os jovens negros, da Agenda de Trabalho Decente para a Juventude, além da discussão do Plano Plurianual, com o objetivo de inserir a agenda juvenil nas metas do governo federal.

Da página da Secretaria-Geral da Presidência da República

A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: