segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010: balanço geral

Oposição ao governo Lula sai enfraquecida no Legislativo e na maioria dos Estados. Segundo turno requer trabalho árduo da militância.

Fechados os resultados da votação, o destaque das eleições foi a ampliação da coligação que garante a base de apoio ao governo Lula no Legislativo. O Senado apresentou mudança mais significativa, com a ampliação das cadeiras do PT e do PCdoB e a garantia da maioria na casa, caso Dilma Rousseff seja eleita no segundo turno. Também marcaram as derrotas de caciques importantes da oposição, como Arthur Virgílio, batido pela incrível campanha da agora senadora eleita Vanessa Grazziotin no Amazonas, e o definhamento de Tasso Jereissati no Ceará.

Na Câmara dos Deputados, o cenário é semelhante. O PT conquistou 80 cadeiras e irá compor a maior bancada, contando ainda com o crescimento dos representantes de partidos coligados. Quarto nome mais votado em todo o país, a deputada federal Manuela D’Ávila leva novamente as bandeiras da juventude ao Congresso Nacional, ao lado de outros 14 legisladores comunistas. Vale destacar, ainda, a expressiva votação de outras duas figuras da juventude, Wadson Ribeiro em Minas Gerais e Gustavo Petta em São Paulo, que rasparam na trave.

No âmbito estadual, a correlação de forças está mais heterogênea e os tucanos mantiveram seus principais pólos eleitorais. São Paulo e Minas apostaram na permanência do PSDB no comando, apesar das fortes críticas que essas administrações vêm tendo ao longo dos anos. Lula conseguiu eleger suas indicações no Acre, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. São Paulo e Maranhão, no entanto, tiveram emoções até a última urna, e o primeiro turno foi garantido por uma pequena margem de diferença. As Assembleias Legislativas, em sua maioria, acompanharam o voto para o governo estadual.

No segundo turno, militância focada por Dilma – Com a confirmação do segundo turno para a disputa presidencial, é imprescindível que toda a militância da União da Juventude Socialista (UJS) empregue o mesmo empenho da primeira rodada da campanha em prol da candidatura de Dilma Rousseff. Nessa terça-feira, as juventudes partidárias irão realizar plenárias para definir a estratégia de mobilização para o segundo turno, em mais quatro semanas de trabalho árduo pelo povo brasileiro.

Às ruas, militância! Pelo aprofundamento das mudanças com Dilma presidenta!



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: