quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os estudantes não querem esmolas


Apesar do decreto municipal aprovando auxílio de transporte escolar, benefício não atinge a maioria da juventude, que promete ir às ruas.

O prefeito Márcio Lacerda (PSB) sancionou na última segunda-feira, 21 de fevereiro, a lei que cria o meio-passe aos estudantes de Belo Horizonte. Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram por unanimidade, em 20 de dezembro do ano passado, o Projeto de Lei 1173/20110 para instaurar o Auxílio de Transporte Escolar.

O texto da lei prevê que o benefício será concedido, preferencialmente, a jovens matriculados no ensino médio que residam a mais de 1 mil metros da escola e cujas famílias sejam atendidas em programas sociais da prefeitura. A nova lei do meio passe, no entanto, é muito restritiva, pois são poucos os estudantes contemplados. Por conta disso, a juventude mineira já se organiza para fazer mais pressão nas ruas e potencializar ainda mais a luta dos estudantes mineiros.

Em nota, as entidades representantes dos jovens mineiros condenam veementemente o decreto, considerado “meia-boca”, e prometem uma grande manifestação no próximo dia 23 de março, convocando o Dia Municipal de Pular a Roleta. Confira abaixo o texto na íntegra.

“Os estudantes de Belo Horizonte não querem esmolas!
Belo Horizonte 21 de Fevereiro: Um dia que já faz parte da história de Belo Horizonte.

Mais um dia em que os estudantes devem se indignar em saber que BH é a única capital do país que não garante o passe estudantil para todos.

Há mais de 30 anos os estudantes de Belo Horizonte lutam pelo beneficio do meio – passe estudantil. Foram incansáveis ocupações na prefeitura, câmara municipal e passeatas por todas as ruas de BH.

O ano de 2008 foi fundamental para que avançássemos nesta luta, com mais de 08 (oito) passeatas durante o período eleitoral, onde a principio não constava em nenhum plano de governo dos candidatos com reais condições de vitória eleitoral a defesa do benefício.

De lá para cá, as lutas não pararam, até que o prefeito Márcio Lacerda (PSB) mandasse o projeto de lei 1173/2010para a Câmara Municipal, projeto este que não atenderia nem de longe os interesses dos estudantes, realizamos ciclos de debates sobre o PL em várias escolas e universidades, dialogamos com todos os vereadores com o intuito de apresentar emendas que melhorasse e ampliasse o numero de estudantes beneficiados com a futura lei.

Neste sentido estamos convocando todos os estudantes de BH para ocupar as ruas e reverter o GOLPE dado pelo prefeito para a mais antiga reivindicação da cidade: O MEIO – PASSE ESTUDANTIL PARA TODOS.

Dia 23 de março será o dia municipal de pular a roleta, contra o aumento abusivo das passagens, e a favor do passe para todos os estudantes, porque 10 mil não é meio-passe e sim MEIA BOCA, meia boca porque exclui a maioria dos estudantes por um absurdo critério de renda e benefícios sociais, se tem dinheiro para 10 mil tem que ter para todos.

Agora é o nosso momento:

CHEGOU À HORA BH! DO JEITO QUE TA NÃO PODE FICAR!

MEIO-PASSE DE VERDADE É MEIO PASSE PARA TODOS

UNIÃO COLEGIAL DE MINAS GERAIS – UCMG
UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS – UBES
UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES DE MINAS GERAIS – UEE/MG
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES – UNE”


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: