quarta-feira, 7 de julho de 2010

“Minas no rumo do Brasil”

PCdoB realiza sua convenção

Primeiro partido a declarar apoio formal à candidatura de Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas e de Fernando Pimentel (PT) para o Senado, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou no dia 26 de junho sua convenção estadual na Assembleia Legislativa. Cerca de mil militantes, vindos de 81 cidades, participaram do encontro, lotando o plenário e as galerias. A síntese do encontro pode ser expressa no slogan do evento: "Minas no rumo do Brasil".

Além do apoio a candidatura de Costa, que contará também com o apoio do PT, os comunistas aprovaram uma chapa própria para a Assembleia Legislativa, encabeçada pelo atual deputado Carlin Moura. Para a Câmara Federal, foram lançados sete nomes, como a atual deputada Jô Moraes e o ex-secretário executivo do Ministério do Esporte Wadson Ribeiro. O PCdoB reivindicou também a segunda vaga em disputa para o Senado e apresentou o nome do vice-presidente da legenda Zito Vieira, reivindicação esta acatada pela coligação.

Adalberto Monteiro, o secretário de formação do Comitê Central, em sua fala destacou o crescimento do partido e o engajamento dos movimentos sociais, da juventude, das mulheres e trabalhadores na luta pela construção de uma nova sociedade. Adalberto fez uma análise da conjuntura em Minas e destacou que o "Palácio da Liberdade não tem proporcionado liberdade aos mineiros".

Coube a presidente do PCdoB Minas, Jô Moraes, falar aos participantes das resoluções eleitorais para a eleição de 2010. Ela chamou os presentes a essa nova luta, que é colocar em Minas um governo de políticas públicas e sociais, tal como foi o governo de Lula. A deputada falou do antagonismo que representa as eleições desse ano. "De um lado está uma elite demodê, dominante, neoliberal, de desigualdade e falta de respeito com o povo - os tucanos; do outro, um povo encabeçado por Lula, um homem do povo, trabalhador, que vem colocando o Brasil em evidente crescimento, respeitado e que está a cada dia mais cuidando do seu povo", afirmou.

Patrus vice
A importância de Minas nas eleições para presidente, como forma de dar sequência ao projeto de Lula foi enfatizada pelo deputado estadual Carlin Moura que elogiou a escolha de Patrus para ser vice de Hélio Costa na disputa pelo governo de Minas. De acordo com o deputado o "Brasil não vence sem Minas". Para Carlin a continuidade do projeto nacional é necessária para que o país continue avançando. "Nesses anos cresceu a economia, mas é importante também a distribuição de renda, assim como foi feita com Patrus a frente do Ministério de Desenvolvimento e Combate a Fome".

O deputado destacou a diminuição em 7% dos indicadores do índice de pobreza do Brasil com Patrus. Ele enfatizou que a disputa é antagônica e que essa disputa tem o papel imprescindível de desmascarar o projeto neoliberal que vigora em Minas. Carlin falou da ousadia do PCdoB nas eleições de 2006 quando lançou chapa própria à Assembleia e do seu importante papel nessas eleições. "Estamos crescendo pela força da legenda, de nossa militância, pois hoje temos uma chapa mais mobilizadora, mais bem representada, que aglutina todos os tipos de pessoas, que será fundamental para reforçar a presença do PCdoB na ALMG", finalizou.

Zito Vieira, em um discurso emocionado, se colocou a disposição da legenda para a disputa ao Senado e lembrou das desigualdades do governo de Minas. Zito afirmou que Hélio e Patrus têm o projeto mais avançado para Minas. Ele perguntou onde está o "Choque de Gestão" tão falado pelo governo de Minas que não distribui riquezas. "Queremos é um choque de inclusão, e para isso precisamos eleger Hélio e pelo menos mais um deputado estadual, para que Carlin tenha um companheiro na Assembleia", destacou.

O candidato à Câmara Federal, Wadson Ribeiro falou da fidelidade do PCdoB às candidaturas de Lula. Ele afirmou que desde 1989, o partido luta ao lado de Lula, "o trabalhador e sindicalista que sempre foi tão criticado por não ter estudo, mas que podemos considerá-lo como mestre, formado na universidade da vida, da luta, do movimento operário". Wadson frisou também que eleger Hélio Costa é imprescindível e que "ampliar a bancada de Minas é dar um salto de qualidade para o partido".

Saramago
A convenção também teve momentos de cultura. O cantor Saldanha Rolim cantou músicas do violeiro Elomar e levantou todos os presentes. Bebela, da União Brasileira de Mulheres – UBM, fez uma homenagem ao escritor e militante comunista português, José Saramago, e afirmou que "construiremos uma sociedade como sonhou Saramago e sonhamos todos nós".

O rapper e militante da União da Juventude Socialista (UJS), Renegado, também deu sua contribuição ao ato, falando da importância da juventude na construção desse novo ideal de sociedade. Ao fim, com chuva de papel picado, as mulheres comunistas foram homenageadas.

Com informações de Sheila Moreno, do Caderno Vermelho Minas


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: