Parcela da população mais afetada pela violência, os jovens estão mobilizados para participar da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). A Rede de Grupos, Movimentos e Organizações de Juventude (Renaju) prepara a realização de debates preparatórios à 1ª Conseg por todo o país.
De acordo Alexandre Oliveira, diretor da entidade, a idéia é realizar 30 conferências livres nos 21 estados abrangidos pela Renaju. "Esperamos um público médio de 100 pessoas por evento", ressalta Oliveira, acrescentando que o segmento focará as discussões em medidas preventivas à violência e ao crime.
Para o diretor, a promoção da segurança passa necessariamente pela ampliação de políticas públicas voltadas para a juventude. "O que precisamos é de acesso à cultura, à educação e ao trabalho", argumenta. Com a mobilização, ele espera incluir as propostas dos jovens nas discussões da 1ª Conseg.
A Conferência tem programação especialmente voltada à juventude, incluindo mostras de vídeo e de música. Além disso, a 1ª Conseg premiará escolas que desenvolvem iniciativas de prevenção à violência e promoção da segurança cidadã.
Público prioritário - Pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça mostra que mais da metade (54%) dos 20.761 homicídios dolosos registrados em 2005 foram contra homens de 18 a 29 anos, o equivalente a 10.209 ocorrências. Esses crimes foram cometidos por 4.200 infratores, dos quais 3.834 também são jovens de 18 a 29 anos.
São delitos registrados principalmente nas regiões metropolitanas, áreas de abrangência prioritária do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), onde o inchaço urbano e o crescimento desordenado resultaram nos maiores déficits de direitos básicos, como acesso à moradia e a saneamento.
Da página oficial da Conferência
A Estrada vai além do que se vê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário