quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estudantes mineiros saem às ruas hoje


Mineiros vão as ruas sob o lema "Essa crise não é nossa. Queremos mais conquistas para a Educação"

A capital mineira recebe o ato que acontecerá hoje e será marcado por uma "culturata". Trata-se de uma passeata com diversas manifestações culturais. A concentração começou às 7 da manhã na Praça Afonso Arinos, centro de Belo Horizonte. Depois, seguirá pelas principais vias da região como avenidas Augusto de Lima, Espírito Santo e Afonso Pena, até a sede da Prefeitura. Segundo os organizadores, durante todo o percurso acontecerão apresentações teatrais e show de bandas locais.

A culturata marca a jornada de lutas 2009 contra a crise financeira, mais investimentos para a educação, por uma nova legislação para a meia-entrada, sem restrições de direitos; pela manutenção da qualidade de ensino nas instituições particulares de ensino superior, em defesa da intervenção do Estado para evitar abusos nos reajustes de mensalidade, pelo fim do vestibular e a aprovação do Projeto de Lei de Reserva de Vagas nas universidades públicas e vem acontecendo pelas principais capitais brasileiras entre os dias 30 de março e 3 de abril.

A UNE e UBES tem como lema "Essa crise não é nossa. Queremos mais conquistas para a Educação". Os atos acontecem em conjunto com as centrais sindicais, como CUT e Força Sindical, e movimentos sociais, como MST e Marcha Mundial de Mulheres. A Jornada é uma tradição das entidades que acontece todos os anos, sempre no mês de março. A cada ano, um tema relacionado à educação, que esteja na ordem do dia, é eleito.

"Vamos às ruas junto com os movimentos sociais e as centrais sindicais para afirmar que somos contra o corte de verbas na Educação e demais áreas sociais". Já o presidente da UBES, Ismael Cardoso, destaca algumas questões importantes que estão em discussão como o fim do vestibular: "É preciso um debate com a sociedade para a construção de um novo modelo, além de mais investimentos na educação básica e de uma reforma do ensino médio", convoca Lúcia Stumpf, presidente da UNE.



Leiam também:


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: