Já na sua 4ª edição, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é um concurso de redações para estudantes do ensino médio e de artigos científicos para estudantes de graduação e graduados(as).
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero integra o Programa Mulher e Ciência, criado com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero no País e promover a reflexão crítica acerca da constituição e das práticas de gênero, bem como sobre a participação das mulheres nos diversos campos sociais, inclusive nas ciências e nas carreiras acadêmicas.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero visa contribuir para a construção de um ambiente democrático de discussão nas escolas e universidades de todo o país sobre as relações de gênero e as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os alunos e alunas a produzirem textos sobre os processos de construção de corpos, sujeitos e identidades de gênero.
As inscrições para o 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero poderão ser feitas de 4 de agosto até 31 de outubro de 2008, preferencialmente em formulário eletrônico disponível no sítio http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/, ou também, encaminhadas pelos Correios para o endereço: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Serviço de Prêmios – 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. SEPN 507, Sala 203 – Brasília - DF – CEP 70740-901.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero integra o Programa Mulher e Ciência, criado com o objetivo de estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero no País e promover a reflexão crítica acerca da constituição e das práticas de gênero, bem como sobre a participação das mulheres nos diversos campos sociais, inclusive nas ciências e nas carreiras acadêmicas.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero visa contribuir para a construção de um ambiente democrático de discussão nas escolas e universidades de todo o país sobre as relações de gênero e as desigualdades existentes entre mulheres e homens e incentivar os alunos e alunas a produzirem textos sobre os processos de construção de corpos, sujeitos e identidades de gênero.
As inscrições para o 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero poderão ser feitas de 4 de agosto até 31 de outubro de 2008, preferencialmente em formulário eletrônico disponível no sítio http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/, ou também, encaminhadas pelos Correios para o endereço: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Serviço de Prêmios – 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. SEPN 507, Sala 203 – Brasília - DF – CEP 70740-901.
QUEM RECEBE O PRÊMIO
O Prêmio será atribuído para as categorias de participantes: Estudante de Graduação e Graduado (a).
Na categoria Estudante de Graduação podem concorrer alunas e alunos que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC.
Na categoria Graduado(a) podem concorrer alunas e alunos graduadas (os) que estejam (ou ainda não) regularmente matriculados em cursos de mestrado e doutorado, reconhecidos pela CAPES.
Cada candidata ou candidato poderá inscrever apenas um trabalho e este deverá ser individual.
QUAIS SÃO AS PREMIAÇÕES
Categoria Estudantes de Graduação e Graduado (a)
Nas categorias Estudante de Graduação e Graduado(a) poderão ser premiados os 6 (seis) melhores artigos científicos, sendo 3 (três) prêmios para cada categoria.
As alunas e alunos premiados na Categoria Estudante de Graduação receberão cada uma/um R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
Na categoria Estudante de Graduação poderá ser concedida Bolsa de Iniciação Científica, CNPq com vigência de 12 meses.
As alunas e alunos premiados na Categoria Graduado(a) receberão cada uma/um R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Na categoria Graduado(a) poderão ser concedidas bolsa de Mestrado, ou Doutorado - no país, para os (as) agraciados (as) que ainda não possuam a titulação de mestre ou doutor (a), seguindo os critérios normativos do CNPq.
Nas categorias Estudante de Graduação e Graduado(a) poderão ser premiados os 6 (seis) melhores artigos científicos, sendo 3 (três) prêmios para cada categoria.
As alunas e alunos premiados na Categoria Estudante de Graduação receberão cada uma/um R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
Na categoria Estudante de Graduação poderá ser concedida Bolsa de Iniciação Científica, CNPq com vigência de 12 meses.
As alunas e alunos premiados na Categoria Graduado(a) receberão cada uma/um R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Na categoria Graduado(a) poderão ser concedidas bolsa de Mestrado, ou Doutorado - no país, para os (as) agraciados (as) que ainda não possuam a titulação de mestre ou doutor (a), seguindo os critérios normativos do CNPq.
Para as instituições
As instituições a que pertençam as(os) premiadas(os) – universidades ou institutos de pesquisas – receberão um computador, monitor LCD, (conforme regulamento); e uma assinatura anual da Revista Estudos Feministas e dos Cadernos PAGU.
Para as(os) professoras(es) e orientadoras(es)
As(os) professoras(es) orientadoras(es) das pessoas premiadas (das duas categorias) receberão uma assinatura anual da Revista Estudos Feministas e dos Cadernos PAGU.
DE QUE FORMA DEVE SER O ARTIGO CIENTÍFICO
Categoria Estudantes de Graduação
Artigo científico completo, com o máximo de 20 páginas, sobre o tema proposto contendo: -Título; autor (a); instituição de ensino; e professor (a) orientador(a); -Introdução, objetivos, metodologia resultados da pesquisa e discussão, conclusões e referências bibliográficas. (não serão aceitos planos de trabalho ou projetos de pesquisa) - Resumo do artigo científico com um máximo de duas páginas, com o nome da (o) candidata (o) e o título do trabalho, identificando as palavras-chave (no máximo 5)
Artigo científico completo, com o máximo de 20 páginas, sobre o tema proposto contendo: -Título; autor (a); instituição de ensino; e professor (a) orientador(a); -Introdução, objetivos, metodologia resultados da pesquisa e discussão, conclusões e referências bibliográficas. (não serão aceitos planos de trabalho ou projetos de pesquisa) - Resumo do artigo científico com um máximo de duas páginas, com o nome da (o) candidata (o) e o título do trabalho, identificando as palavras-chave (no máximo 5)
Categoria Graduado (a):
Artigo científico completo, com o máximo de 20 páginas, sobre o tema proposto, contendo: -Título; autor (a); instituição de ensino; e professor (a) orientador(a), se houver; -Introdução, objetivos, metodologia resultados da pesquisa e discussão, conclusões e referências bibliográficas. (não serão aceitos planos de trabalho ou projetos de pesquisa) - Resumo do artigo científico com um máximo de duas páginas, com o nome da (o) candidata (o) e o título do trabalho, identificando as palavras-chave ( no máximo 5)
Critérios de Julgamento
Os artigos científicos das categorias Estudante de Graduação e Graduados serão analisados pela Comissão Julgadora observando os seguintes critérios:
A. Qualidade do texto quanto ao conteúdo e forma de apresentação
B. Originalidade da abordagem
C. Contribuição ao conhecimento sobre o assunto
D. Adequação teórica e metodológica
Acesse o Regulamento: www.igualdadedegenero.cnpq.br
Acesse o Regulamento: www.igualdadedegenero.cnpq.br
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi lançado em 2005, com o objetivo de estimular estudantes do ensino médio, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação a refletirem sobre as relações desiguais entre mulheres e homens (e também entre as próprias mulheres e os próprios homens) e sobre as transformações nos processos de construção de feminilidades e masculinidades em nossa sociedade.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi lançado em 2005, com o objetivo de estimular estudantes do ensino médio, estudantes de graduação e estudantes de pós-graduação a refletirem sobre as relações desiguais entre mulheres e homens (e também entre as próprias mulheres e os próprios homens) e sobre as transformações nos processos de construção de feminilidades e masculinidades em nossa sociedade.
O tema das relações de gênero vem ganhando espaço e legitimidade nas análises sociais e políticas. Até o início da década de noventa, esse conceito tinha seu uso restrito ao mundo acadêmico e aos grupos feministas e de mulheres. Hoje se fala de gênero em variados contextos e se pensa, cada vez mais, a produção de relações de gênero em todas as esferas da atuação humana, e em suas articulações com a construção de corpos, das sexualidades, das raças, das etnias, etc.
Já é um consenso afirmar que o conceito gênero discute a produção de assimetrias e evidencia processos de constituição de corpos, sujeitos e identidades. Ao utilizarmos a categoria gênero, trabalhamos com as construções culturais, históricas e políticas dos modos de ser homem ou mulher, das distintas e dinâmicas configurações do masculino e do feminino.
O conceito de gênero é determinante para a compreensão, não só da dominação masculina, mas também dos espaços de poder femininos e masculinos no interior de cada cultura. Além disso, o conceito aponta para as diversas maneiras pelas quais as pessoas são identificadas e se identificam, social e historicamente, como masculinas e/ou femininas.
Relações de gênero tem sido um conceito útil para explicar muito dos comportamentos de mulheres e homens em nossa sociedade. O conceito nos ajuda a compreender as discriminações que as mulheres enfrentam no trabalho, na vida pública, nas suas práticas sexuais e na família. Da mesma forma, o conceito permite analisar e enfrentar outras formas de discriminação que atingem homens e mulheres, relacionadas às questões de gênero, identidade de gênero e orientação sexual.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero visa, também, possibilitar a reflexão e a ação no sentido de transformarmos relações desiguais e iníquas, em relações democráticas e igualitárias. Isso significa, necessariamente, respeitarmos, reconhecermos e valorizarmos as diversidades de gênero e assegurarmos o pluralismo e a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Premiadas e premiados na 3ª edição
Promoção
Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT
Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM
Ministério da Educação – MEC
Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – Unifem
A Estrada vai além do que se vê!
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