Clique na imagem para ampliar
.
Unimontes apresenta concerto ‘Imaginária Primavera’ na 3ª edição das Estações Musicais
A obra do mineiro Edmundo Villani Côrtes será homenageada pela Unimontes na terceira edição do projeto "Estações Musicais"
A obra do mineiro Edmundo Villani Côrtes será homenageada pela Unimontes na terceira edição do projeto "Estações Musicais"
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove nesta quinta-feira (30), a partir das 20 horas, no Automóvel Clube, a terceira edição do projeto “Estações Musicais”, com a apresentação do concerto ‘Imaginária Primavera’, em homenagem à obra do compositor mineiro Edmundo Villani Côrtes. O repertório varia entre os estilos popular e o erudito, com canções, modinhas, choro e samba e a apresentação única será aberta à comunidade, com entrada franca.
O projeto “Estações Musicais”, coordenado pela professora Thalitha Peres e com o apoio da Reitoria e do departamento de Artes, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), prioriza obras clássicas e populares. O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez é parceiro da Unimontes nesta iniciativa.
Nas duas primeiras edições, foram apresentados os espetáculos ‘Invierno Porteño’, sobre a obra do argentino Astor Piazzolla, e ‘Ópera no Outono’, em homenagem a Puccini, Verdi e Bizet.
Ainda no evento desta quinta-feira, será apresentado pela primeira vez o “Madrigal Estações Musicais”, que, na verdade, consiste no encontro de cantores da própria Universidade e convidados (sopranos, tenores, contraltos e baixos), sob a regência do professor Fábio Carvalho, também diretor executivo do projeto.
Para a professora Thalitha Peres, Edmundo Villani “é um dos compositores brasileiros mais produtivos, reconhecido nacional e internacionalmente, devendo a sua obra ser entendida como o retrato vivo da cultura brasileira, sendo também destacado como arranjador, pianista e professor”. Ela lembra, ainda, que a apresentação desta quinta-feira proporcionará a compilação de trabalhos desenvolvidos no âmbito dos cursos de Artes da Unimontes nas áreas de Teatro, Música e Visuais: produção, cenário, coordenação e direção executiva.
Projeto “ESTAÇÕES MUSICAIS NA UNIMONTES”
Sob a coordenação da professora e pianista Talitha Peres, o projeto “Estações Musicais na Unimontes” apresenta o concerto ”Imaginária Primavera” totalmente dedicado à obra do compositor mineiro Edmundo Villani Côrtes, um dos maiores compositores brasileiros vivos. O repertório do concerto vai desde canções e modinhas até choro e samba, espelhando o universo das suas composições que transita entre o popular e o erudito.
Esta ocasião será marcada pela estréia do “Madrigal Estações Musicais” composto por algumas das vozes mais expressivas de Montes Claros sob a regência do prof. Fábio Carvalho.
EDMUNDO VILLANI-CÔRTES
No concerto “Imaginária Primavera”, o projeto “Estações Musicais na Unimontes” homenageia um dos principais compositores brasileiros vivos: Edmundo Villani-Côrtes.
Mineiro, nascido em Juiz de Fora, reside em São Paulo desde 1959.
Aos 77 anos, Edmundo Villani-Côrtes é considerado um dos maiores talentos da música nacional da atualidade. Possui vasta experiência musical, que o permite transitar com habilidade entre o erudito e o popular criando um estilo próprio, inconfundível.
Segundo J.Jota de Moraes, crítico do Jornal da Tarde de SP “suas obras são efetivamente escritas como manda a tradição erudita, mas costumam respirar a atmosfera descontraída daquela música que não se aprende na escola, a da música popular urbana brasileira.
É um dos nossos compositores mais produtivos, escrevendo para as mais variadas formações. Além de compositor é também arranjador, pianista, doutor em música e professor. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais por suas obras e possui uma ampla discografia.
O projeto “Estações Musicais na Unimontes” se sente honrado em homenagear esse grande compositor, tão prestigiado no nosso meio musical, cuja obra representa o retrato vivo da cultura brasileira, o que o coloca em uma sólida e inconteste posição de destaque no cenário mundial.
Fontes: Portal Unimontes e release de divulgação
A Estrada vai além do que se vê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário