Dezenas de jovens de todos os cantos da cidade participaram do 5º Congresso Municipal da União da Juventude Socialista (UJS) em Montes Claros. Num clima de bastante unidade política e com a combatividade e descontração que caracterizam a juventude montesclarense, o Congresso da UJS, realizado no último sábado no CESEC (Centro Estadual de Educação Continuada) demonstrou a capacidade de renovação da entidade. Com a participação de vários militantes do movimento estudantil secundarista e universitário, os debates também contaram com a presença de jovens ligados ao hip-hop, à prática do skate, artistas e ambientalistas que apresentaram sua inquietude com o momento político e sua vontade de lutar por um mundo melhor. Na solenidade de abertura, o presidente do Diretório dos Estudantes de Montes Claros (DEMC), Márcio Cardoso, valorizou o papel da UJS na luta pelo meio-passe e afirmou que “espera que um militante da UJS seja o próximo presidente do DEMC”, sendo bastante aplaudido pelos presentes. A vice-presidente do PV Jovem e diretora do Diretório Acadêmico de Direito das Faculdades Pitágoras, Fabiane Fernandes, além do representante do Fórum Nacional da Juventude Negra e diretor do DCE - Unimontes, Juliano Gonçalves, também fizeram uso da palavra pra desejar um Congresso frutífero e relembrar a importância da entidade nas lutas juvenis em Montes Claros.
Mesa Diretora do Congresso (Daniel Dias, Clara Montana, José Lousada Neto e Ramon Fonseca)
Ainda na abertura, a vice-Minas Gerais/Espírito Santo da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Luiza Lafetá, relembrou os 80 anos do nascimento de Ernesto “Che” Guevara e disse que o legado de sua luta continua vivo em cada um de nós. O jovem Lourival Soares Ribeiro (Loro), membro da Chapa 2 – Oposição Classista ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Têxtil de Montes Claros, fez o discurso mais emocionante do dia. Líder da greve que parou a Coteminas pela primeira vez na história, Loro saudou a luta da juventude e conclamou a UJS a cerrar fileiras com os trabalhadores em mais esse momento de combatividade da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Por último, o fundador da UJS em Montes Claros, vereador Lipa Xavier (PCdoB) fez coro à fala do Loro e se disse renovado em participar de um Congresso com tantas “caras novas”. A apresentação da tese ao 14º Congresso da UJS foi feita pelo diretor nacional de meio ambiente, Ramon Fonseca, que reafirmou a necessidade da luta pelo socialismo nos dias atuais e apresentou os desafios da próxima gestão. O presidente da UJS/Montes Claros, José Lousada Neto, fez um balanço dos últimos dois anos e garantiu “essa gestão ficará marcada pela combatividade e pelo crescimento político e organizativo da nossa entidade”.
Ramon Fonseca apresenta a tese da UJS
Em seguida, Daniel Dias e Eurico Nobre, pré-candidatos a vereador, foram aclamados como os militantes que serão apoiados pelo conjunto da militância nas eleições deste ano. “Chegou a hora da juventude montesclarense eleger um portador de nossas bandeiras na Câmara Municipal”, declarou Dias.
O novo Presidente da UJS/Montes Claros, Daniel Dias
Encerrando o Congresso com chave de ouro, foi eleito, por unanimidade, o time que terá a responsabilidade de conduzir a UJS nos próximos dois anos. Capitaneada pelo estudante de Ciências Sociais da Unimontes e Presidente da Associação dos Moradores do Alterosa, Daniel Dias, a nova Direção Municipal fica assim composta:
- Daniel Dias – Presidente
- Ana Paula Paixão – Estudante da Escola Estadual Carlos Albuquerque
- André Barbosa – Estudante da Escola Estadual Felício Pereira de Araújo
- Ariadne Carvalho – Estudante de Artes Visuais da Unimontes
- Clara Montana – Estudante do Colégio Delta e militante da União Popular de Mulheres (UPM)
- Danniel Coelho – Estudante de Ciências Sociais da Unimontes e membro da Direção Estadual da UJS
- Eurico Nobre – Estudante da Escola Estadual Filomeno Ribeiro e militante do Hip-Hop
- Ezequiel Dias (Totin) – Estudante de Geografia da Unimontes
- Ibayara de Carvalho (Junim) – Estudante de Ciências Econômicas da Unimontes
- José Lousada Neto – Estudante de História da Unimontes
- Juan Ventura – Estudante da Escola Estadual Gonçalves Chaves
- Lucas Alves (Pombo) – Estudante do CESEC e Vice-Norte da União Colegial de Minas Gerais (UCMG)
- Mabson Alves – Estudante do SENAC
- Maíra Dayer – Socióloga
- Rodrigo Costa – Vice- Presidente do Centro Acadêmico de História da Unimontes
- Rodrigo de Paula (Digão) - Jornalista
- Tiago Rodrigues (Jazz) – Estudante do CESEC
E essa moçada já tem uma tarefa de peso, garantir a participação da delegação montesclarense ao 7º Congresso Estadual da UJS, que vai rolar em Ouro Preto, nos dias 7 e 8 de junho. Aos gritos de “tarda, tarda, tarda, mas não falha, aqui está presente a juventude do Araguaia”, a aguerrida militância da UJS deixou o CESEC com a certeza de que “se o presente é de luta, o futuro nos pertence”!
A Estrada vai além do que se vê!
Um comentário:
Força que cresce. Aqui é a UJS.
Esse grito esta sendo dado por milhares de jovens nos 4 cantos Brasil. Jovens que querem mudar o mundo e estao cientes da sua tarefa. Jovens que acordam cedo e dormem de madrugada organizando reunioes, plenarias, debatendo assuntos de interesse a uma naçao -nação socialista.Jovens que ocupam diversas frentes de debates, afinal educação não acontece só em sala de aula.
É contagiante essa alegria, essa disposição da juventude e o melhor é poder fazer parte dela, ajudando meu país a crescer, a se desenvolver e a ser o meu país.
Continuaremos sempre na luta e isso foi só o começo pois como já dizia a música: ´´A historia não acabara, o tempo não para. Socialismo eu acredito sim e ele vai ter a nossa cara.´´
Postar um comentário